MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

O MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente é um centro de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, com uma abordagem integradora e holística, concentrando grande diversidade de valências, capacidades e meios, tendo uma implantação territorial de âmbito nacional, desenvolve as suas atividades de investigação orientadas para os problemas e desafios da sociedade, em estreita parceria com centros de investigação nacionais e internacionais.

O MARE conjuga conhecimentos numa abordagem científica e tecnológica a todos os tipos de ecossistemas aquáticos, desde bacias hidrográficas, estuários e zonas costeiras, ao oceano aberto e mar profundo, num contexto atual de alterações regionais e globais e de impactos antropogénicos cumulativos.

O MARE está sedeado na Universidade de Lisboa e tem pólos situados na Universidade de Coimbra, Universidade dos Açores, Madeira, ISPA – Instituto Universitário, Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa e Instituto Politécnico de Leiria.

O MARE está organizado em 3 grupos de investigação orientados por ecossistema: Bacias Hidrográficas, Estuários e Zonas Costeiras e Oceano Aberto e Mar Profundo; e em 11 linhas temáticas de investigação transversais aos grupos de investigação. As linhas temáticas de investigação estão agrupadas em 4 domínios:

  • VIDA: Biogeografia, Biodiversidade, e Evolução; Ecologia, Comportamento, e Conservação.
  • AMBIENTE E RECURSOS: Hidráulica, recursos hídricos, e ambiente; Dinâmica dos oceanos e processos biológicos; Recursos vivos e não vivos; Avaliação Ambiental e Risco Ecológico; Alterações Ambientais Globais; Processos Ecológicos.
  • TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: Ferramentas Tecnológicas para Exploração e Monitorização; e Biotecnologia Marinha.
  • INFORMAÇÃO E SOCIEDADE: Política e Governança.

 

Para mais informações visite: http://www.mare-centre.pt/