A Faculdade de Ciências da ULisboa (FCUL) é uma das faculdades daquela que é atualmente, após a fusão entre a Universidade Clássica e a Universidade Técnica, a maior Universidade de Portugal, a quarta maior da Península Ibérica e uma das maiores da Europa.
A sua oferta pedagógica encontra-se estruturada em ciclos, disponibilizando cursos de 1º, 2º e 3º ciclo (designação de Bolonha), e agrupados em 9 grandes agrupamentos temáticos:
- Engenharias
- Ciências da Vida e da Saúde
- Ciências da Terra
- Ciências do Ambiente
- Ciências Matemáticas e da Informação
- Tecnologias da Informação e da Comunicação
- Ciências Físicas
- Ciências Químicas
- Ciência, Cultura e Ensino
No que respeita à investigação, esta está organizada em unidades com diferentes designações: centros, laboratórios e institutos. Estas unidades associam investigadores de diversos departamentos da Faculdade e incluem ainda muitos investigadores de outras Universidades portuguesas ou estrangeiras. A grande maioria destas unidades faz parte do sistema de centros de I&D financiados e avaliados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Uma destas unidades é o anteriormente denominado Centro de Oceanografia que recentemente agregou grupos de cinco outras universidades para constituir o MARE.
A Faculdade de Ciências define também como prioritárias as ligações às políticas de Inovação e Empreendedorismo, tendo estas sido pontuadas através de iniciativas que visam:
- Facilitar a criação de spin-offs empresariais por parte dos seus docentes, investigadores e ex-alunos;
- Dinamizar todas as formas de investigação sob contrato com empresas e outras entidades do "sistema de inovação";
- Intervir institucionalmente, designadamente através da Fundação da FCUL, em iniciativas desta natureza;
- Sensibilizar os estudantes para as atitudes que valorizem o empreendedorismo e a criação de valor com base em conhecimento;
- Desenvolvimento de soft skills nos estudantes e corpo docente.
Para mais informações visite: https://ciencias.ulisboa.pt/