O Oceano do [meu] futuro

O Projeto O Oceano do [meu] futuro visa sensibilizar os alunos finalistas do ensino secundário, para os diferentes setores da economia azul, transmitindo também uma visão das (suas) futuras “carreiras azuis”. O projeto pretende estimular o interesse por um futuro profissional ligado aos oceanos, incluindo o empreendedorismo azul, destacando as oportunidades de emprego e de negócio, particularmente as relacionadas com o crescimento azul. E destina-se a alunos do 12º ano, que estão numa fase de escolha, decisiva, da sua vocação.

O Projeto, PT-INNOVATION-0046, é financiado pelos EEA Grants, mecanismo financeiro plurianual através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados-Membros da União Europeia, com um cabimento orçamental de 24.971€.

O objetivo final do projeto é criar nos jovens uma disposição e um comportamento pró-ativo em relação ao Oceano e seus usos sustentáveis, bem como às oportunidades e desafios no (seu) futuro profissional.

 

A Equipa

A equipa do projeto integra:

  • A Fórum Oceano, a associação que reúne todas as empresas relevantes relacionadas com a Economia Azul em Portugal, pelo que contribuirá com uma visão sobre “o mercado real”.
  • A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a Mare Startup, uma iniciativa com larga experiência na promoção do empreendedorismo azul e o Pólo do Centro MARE, que tem uma larga e abrangente experiência, a vários níveis de ensino, com o programa de sensibilização “O MARE vai à Escola”.
  • O Colégio Valsassina, uma das Escolas Azuis de Lisboa, é uma Escola Privada Portuguesa, com um total de 1300 alunos, dos três aos dezoito anos.
  • A GCE Ocean Technology, Parceira Norueguesa, apresentará uma panóplia de novas técnicas e tecnologias, oriundas da ciência de ponta, que estimularão os alunos a inovar.

 

Novidades

 

A apresentação do projeto O Oceano do [meu] futuro, financiado pelo programa Crescimento Azul dos EEA Grants Portugal, ocorreu no dia 20 outubro, pelas 12h00 horas, no Colégio Valsassina.

A apresentação do programa e do projeto contou com a participação Dra. Sandra Silva (Diretora de Serviços de Programação da DGPM, enquanto entidade operadora do Programa Crescimento Azul - EEA Grants 2014-2021), do Dr. João Gomes (Diretor Pedagógico do Colégio Valsassina),  do Dr. Ruben Eiras (Secretário-Geral do Fórum Oceano), do Prof. José Guerreiro (FCUL/MARE STARTUP/MARE), da Dra. Sónia Ribeiro (MARE STARTUP/UCP) e do Dr. Pierre Gein (UCP).

O início do Programa de formação e sensibilização ficou ainda marcado pela intervenção do Prof. José Guerreiro intitulada “A governança dos oceanos – de Tordesilhas à Economia Azul”.

O sucesso desta sessão não teria sido possível sem a participação dos alunos do 12º ano do Colégio Valsassina, que participaram ativamente e mostraram o seu interesse pelo tema.

 


Sessões de Formação

 

 

As sessões de formações dos alunos do projeto têm seguido a um bom ritmo.

  • No dia 25 de outubro, realizou-se a sessão sobre o tema “Economia Azul e Empreendedorismo Azul”, com Sónia Ribeiro (UCP/Mare Startup) e Pierre Gein (UCP) como oradores.
  • No dia 2 de novembro, as “Novas Tecnologias Marítimas/Oceano” foram o tema da sessão, com Gisle Nondal (GCE Ocean Technology) como anfitrião.
  • No dia 5 de novembro, o tema da sessão foi “Aquacultura e Indústria do Pescado”, com Susana França e Vera Sequeira (FCUL/MARE) como oradoras.
  • No dia 2 de dezembro, a Biotecnologia Azul foi o tema da sessão dirigida aos alunos, cujo orador foi o investigador Bernardo Vicente (MARE).
  • A sessão de formação e lançamento do Processo de Empreendedorismo, ocorreu no dia 26 de janeiro e foi lecionada por Pierre Gein (UCP).
  • No 22 de fevereiro, decorreu a sessão de formação para os alunos sobre “Sustentabilidade, meio ambiente e biodiversidade marinha”, com Susana França e Vera Sequeira (FCUL/MARE) como oradoras.
  • A sessão do tema Desportos Náuticos, realizou-se no dia 25 de fevereiro, e foi  apresentada por António José Correia (FO).

 


Visitas de Estudo

 

 

As visitas de estudo dos alunos envolvidos no projeto tem ocorrido a um bom ritmo.  As instalações da empresa Gelpeixe, em Loures, foram ponto de visita dos alunos do 12.º ano do Colégio Valsassina, nos dias 8, 9 e 23 de novembro. No dia 10 de novembro, visitaram a Exporsado, uma empresa do setor da aquicultura que possui uma unidade de produção de ostras, no estuário do rio Sado.  No dia no 23 de fevereiro subiram a bordo do Navio de Investigação Mário Ruivo, e poderam compreender a importância das várias profissões que estão por de trás da operação e investigação de um navio como este. No dia 2 de março, foi dia de conhecer o Departamento do Mar e Recursos Marinhos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA).  E no  dia 4 de abril,  os alunos visitaram a empresa Lindley e a Marina de Cascais, onde puderam observar algumas atividades da náutica, do turismo náutico e dos desportos náuticos no contexto da Estação Náutica de Cascais, e interagir com os responsáveis de algumas empresas e instituições, a Aquastart - Boat & Bike Tours, a PALMAYACHTS e o Clube Naval de Cascais, 

 Estas visitas têm como objetivo despertar os alunos para a oportunidade de emprego qualificado na área do mar.

 


Processo de empreendedorismo

 

 

A sessão de lançamento do Processo de Empreendedorismo, ocorreu no dia 26 de janeiro, foi lecionada por Pierre Gein (UCP), e teve como objetivo apresentar o processo de empreendedorismo aos alunos e docentes participantes no projeto e mostrar os próximos passos.

  • No dia 9 de março, Pierre Gein (UCP) orientou a Sessão#1 do processo de empreendedorismo, com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo dos alunos participantes no projeto. Esta sessão teve como objetivo validar a identificação de uma ideia que responda a um problema concreto identificado pelos grupos de alunos.
  • A Sessão#2, do processo de empreendedorismo, ocorreu no dia 23 de março foi orientada por Pierre Gein, com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo. Esta sessão teve como objetivo validar a correta definição do cliente alvo, o problema a que se pretende dar resposta e a solução para o mesmo.
  • No dia 6 de abril tivemos uma nova sessão, Sessão#3, com a mentoria de Pierre Gein (UCP), e com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo dos alunos participantes no projeto. Esta sessão teve como objetivo definir o que é o “Produto Mínimo Viável” e como as equipas o podem desenvolver.
  • A Sessão#4 realizou-se no dia 29 de abril, com a mentoria de Pierre Gein (UCP) e com a participação dos alunos e docentes envolvidos no projeto O Oceano do [meu] futuro. Pretendeu-se que cada equipa apresentasse a sua ideia e resolução do problema identificado, definindo o segmento de cliente e iniciando o delineamento da política de preço.
  • No dia 18 de maio, tivemos a Sessão#5, com a mentoria de Pierre Gein (UCP), e com a participação dos alunos e docentes participantes no Projeto "O Oceano do [meu] futuro". Esta quinta sessão do processo de empreendedorismo teve como objetivo a preparação dos alunos para o Ocean Hackathon, em que os alunos terão oportunidade de apresentar os seus projetos a um painel de avaliadores que distinguirá as melhores ideias. Foi tempo de esclarecer as dúvidas finais e ter tudo a postos para convencer os jurados.

 


Mapa Profissão Azul

 

 

No dia 27 de abril, decorreu a sessão sobre o Mapa Profissão Azul, orientada por Sónia Ribeiro (UCP/Mare Startup), e teve como objetivo apresentar e debater os resultados das Fichas Profissão Azul, que cada grupo de alunos desenhou, no decurso das sessões e das visitas de campo do projeto.

Os alunos percorreram o seu caminho, descobrindo por eles próprios as profissões associadas a cada tema e setor económico abordado ao longo do projeto.

Foram identificadas mais de 100 profissões, correspondendo a programas de formação técnica, profissional, superior e de especialização. Novas oportunidades de emprego foram identificadas e, quem sabe, se poderão vir a ser as futuras profissões destes alunos

 


Ocean Hackathon 

No dia 1 de junho realizou-se, no Colégio Valsassina, o evento Ocean Hackathon, uma das principais atividades do projeto "O Oceano do [meu] futuro". Foi o culminar das várias atividades desenvolvidas durante o presente ano letivo, que procuraram promover o empreendedorismo azul e divulgar as oportunidades de emprego e de negócios futuros na área do Mar.

Neste evento, os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos inovadores, desenvolvidos ao longo do ano letivo, a um painel de avaliadores que distinguiu as melhores ideias. Houve também a apresentação do projeto do Curso de Humanidades, que consiste num Quiz online sobre Literacia do Oceano, tendo uma versão destinada a alunos do 2.º ciclo e outra versão para alunos do 3.º ciclo.

Os vencedores dos projetos de empreendedorismo foram:

  • 1º Lugar: Plastic4fun- Serviço de ATL em praias, com reutilização de plásticos.
  • 2º Lugar: Ostracal - Produção de um corretivo agrícola sustentável, a partir de desperdícios de conchas de ostra.
  • 3º Lugar ex aequo: Helping hands - Gel hidroalcoólico a partir de resíduos alimentares; e Syrenity - Creme hidratante a partir de colagénio marinho (escamas e barbatanas de peixe).

 

 

Parabéns aos vencedores e obrigada a todos os participantes que tão entusiasticamente e criativamente abraçaram este projeto!


Entrevista sobre o Projeto

 

No episódio 18 do podcast #NaEspumadasOndas, do Programa Crescimento Azul, José Guerreiro, dá a conhecer o projeto O Oceano do [meu] futuro. Destacando os objetivos do projeto no âmbito da Literacia do Oceano e da Economia Azul.

 

 


 Flyer do projeto

 

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Financiado por

Iceland Liechtenstein Noraway grants

Operador do programa

Ministério do Mar - República Portuguesa Direção-Geral de Política do Mar

Promotor

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