O Oceano do [meu] futuro

O Projeto O Oceano do [meu] futuro visa sensibilizar os alunos finalistas do ensino secundário, para os diferentes setores da economia azul, transmitindo também uma visão das (suas) futuras “carreiras azuis”. O projeto pretende estimular o interesse por um futuro profissional ligado aos oceanos, incluindo o empreendedorismo azul, destacando as oportunidades de emprego e de negócio, particularmente as relacionadas com o crescimento azul. E destina-se a alunos do 12º ano, que estão numa fase de escolha, decisiva, da sua vocação.

O Projeto, PT-INNOVATION-0046, é financiado pelos EEA Grants, mecanismo financeiro plurianual através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados-Membros da União Europeia, com um cabimento orçamental de 24.971€.

O objetivo final do projeto é criar nos jovens uma disposição e um comportamento pró-ativo em relação ao Oceano e seus usos sustentáveis, bem como às oportunidades e desafios no (seu) futuro profissional.

 

A Equipa

A equipa do projeto integra:

  • A Fórum Oceano, a associação que reúne todas as empresas relevantes relacionadas com a Economia Azul em Portugal, pelo que contribuirá com uma visão sobre “o mercado real”.
  • A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a Mare Startup, uma iniciativa com larga experiência na promoção do empreendedorismo azul e o Pólo do Centro MARE, que tem uma larga e abrangente experiência, a vários níveis de ensino, com o programa de sensibilização “O MARE vai à Escola”.
  • O Colégio Valsassina, uma das Escolas Azuis de Lisboa, é uma Escola Privada Portuguesa, com um total de 1300 alunos, dos três aos dezoito anos.
  • A GCE Ocean Technology, Parceira Norueguesa, apresentará uma panóplia de novas técnicas e tecnologias, oriundas da ciência de ponta, que estimularão os alunos a inovar.

 

Novidades

 

A apresentação do projeto O Oceano do [meu] futuro, financiado pelo programa Crescimento Azul dos EEA Grants Portugal, ocorreu no dia 20 outubro, pelas 12h00 horas, no Colégio Valsassina.

A apresentação do programa e do projeto contou com a participação Dra. Sandra Silva (Diretora de Serviços de Programação da DGPM, enquanto entidade operadora do Programa Crescimento Azul - EEA Grants 2014-2021), do Dr. João Gomes (Diretor Pedagógico do Colégio Valsassina),  do Dr. Ruben Eiras (Secretário-Geral do Fórum Oceano), do Prof. José Guerreiro (FCUL/MARE STARTUP/MARE), da Dra. Sónia Ribeiro (MARE STARTUP/UCP) e do Dr. Pierre Gein (UCP).

O início do Programa de formação e sensibilização ficou ainda marcado pela intervenção do Prof. José Guerreiro intitulada “A governança dos oceanos – de Tordesilhas à Economia Azul”.

O sucesso desta sessão não teria sido possível sem a participação dos alunos do 12º ano do Colégio Valsassina, que participaram ativamente e mostraram o seu interesse pelo tema.

 


 

Sessões de Formação

 

 

As sessões de formações dos alunos do projeto têm seguido a um bom ritmo. No dia 25 de outubro, realizou-se a sessão sobre o tema “Economia Azul e Empreendedorismo Azul”, com Sónia Ribeiro (UCP/Mare Startup) e Pierre Gein (UCP) como oradores; no dia 2 de novembro, as “Novas Tecnologias Marítimas/Oceano” foram o tema da sessão, com Gisle Nondal (GCE Ocean Technology) como anfitrião; e no dia 5 de novembro, o tema da sessão foi “Aquacultura e Indústria do Pescado”, com  Susana França e Vera Sequeira (FCUL/MARE) como oradoras.

 


 

Visitas de Estudo

 

 

As visitas de estudo dos alunos envolvidos no projeto já começaram.  As instalações da empresa Gelpeixe, em Loures, foram ponto de visita dos alunos do 12.º ano do Colégio Valsassina, nos dias 8, 9 e 23 de novembro. E no dia 10 de novembro, vistaram a Exporsado, uma empresa do setor da aquicultura que possui uma unidade de produção de ostras, no estuário do rio Sado.  Estas visitas têm como objetivo despertar os alunos para a oportunidade de emprego qualificado no Mar.

 

 

Contata-nos

Financiado por

Iceland Liechtenstein Noraway grants

Operador do programa

Ministério do Mar - República Portuguesa Direção-Geral de Política do Mar

Promotor

Fórum Oceano

Parceiros

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Colégio Valsassina GCE Ocean Technology Mare Startup Mare Centre